O Que Significa El Shaday e El Elyon?

 O Que Significa El Shaday e El Elyon?

 

El Shaday, ou El Shaddai e El Elyon, são nomes utilizados na Bíblia para se referir a Deus. Esses nomes são formados por duas palavras, sendo a primeira delas o termo El, acompanhada de um adjetivo ou substantivo, isto é, Shaday e Elyon. Assim, antes de entendermos o significado de El Shaday e El Elyon, precisamos conhecer um pouco mais sobre a palavra El.

 

O significado de El

 

O hebraico El é um dos termos mais antigos para se referir a Deus, sendo também a palavra mais comum, em suas formas cognatas, para designar uma divindade nos povos de língua semita, por exemplo, babilônios, fenícios e os próprios hebreus. No entanto, com aproximadamente 208 ocorrências, esse termo não é o mais usual no Antigo Testamento para se referir a Deus, onde é preferido, por exemplo, o hebraico Elohim.

 

Apesar de não se saber o significado exato dessa palavra, especialmente pela dificuldade em se determinar com certeza sua origem, é bem provável que ela transmita a ideia de força e poder. Assim, geralmente é aceito que seu significado nas línguas semitas seja “aquele que é forte”, sendo aplicada para designar um ser poderoso em seu sentido mais amplo, seja o Deus verdadeiro ou um deus falso.

 

Quando aparece em sua forma plural, Elim, geralmente o contexto sugere que sua melhor tradução seja “deuses”, no sentido de ídolos construídos por homens (cf. Isaías 44:10,15,17). Entre os cananeus, El era o nome do deus chefe do panteão cultuado por eles.

 

No Antigo Testamento, quando aplicado entre os israelitas para se referir ao verdadeiro Deus, E muitas vezes aparece como parte de um nome composto, por exemplo, “El Shaday”. Às vezes, e uma única passagem, El aparece combinado a outras palavras que também são utilizadas para se referir a Deus.

 

Um exemplo interessante desse tipo de caso pode ser visto em Deuteronômio 5:9, onde se lê: “Não adorarás, nem lhes darás culto; porque eu, o Senhor (Yahweh), teu Deus (Elohim), sou Deus (El) zeloso”.

 

O significado de El Shaday

 

Depois de entendermos o significado e aplicação do termo El, agora podemos facilmente entender o significado do nome composto El Shaday. Shaday ou Shaddai, é uma palavra hebraica que significa “Todo-Suficiente” ou “Todo-Poderoso”.

 

Logo, a combinação El Shaddai é traduzida como “Deus Todo-Poderoso”. Alguns intérpretes acreditam que originalmente El Shaday significava “Deus das montanhas”, uma expressão que denota o sentido de onipotência.

 

Em Gênesis 17:1, encontramos um dos exemplos mais conhecidos do emprego desse nome nas Escrituras. Quando Deus chamou Abraão, Ele se apresentou como sendo o El Shaday: “Eu sou o Deus (El) Todo-Poderoso (Shaday)”.

 

Na Septuaginta e no Novo Testamento, El Shaday é traduzido pelo grego Pantokrator, que significa “O Todo-Poderoso” (2 Coríntios 6:18; Apocalipse 1:8). Na Vulgata Latina, o grego Pantokrator geralmente é traduzido como Omnipotens, de onde deriva o português “onipotente”. Saiba mais sobre o significado de onipotência.




Comentários