O que significa Jeová Sabaote?

 O que significa Jeová Sabaote?

  Jeová Sabaote significa “Senhor dos Exércitos”, do original Yahweh-tseva’ot. Esse é um título divino que aparece pela primeira vez em 1 Samuel 1:3, e é mesmo utilizado por Davi quando ele foi lutar contra o gigante Golias dos filisteus (1 Samuel 17:45).

 

  A designação “Senhor dos Exércitos”, pode significar tanto a liderança do Senhor sobre as forças angelicais, quanto seu governo sobre todo o universo. Esse título enfatiza a onipotência e a soberania de Deus sobre tudo e todos.

 

Esse nome é facilmente encontrado no livro de Salmos, como por exemplo, no Salmo 24:10 em que o rei Davi o emprega em cântico de vitória, ou mesmo no Salmo 46:7,11, que expressa a proteção e salvação de Jeová em favor de seu povo.

 

Além disso, Jeová Sabaote ocorre com frequência nos escritos dos profetas, com destaque especial para o profeta Jeremias, que o aplicou 88 vezes. Mesmo no Novo Testamento, existem referências diretas a esse título divino. A expressão “O Senhor de Sabaoth”, no original Kurios Sabaoth, é emprega pelo apóstolo Paulo ao citar o profeta Isaías em Romanos 9:29, e por Tiago em sua epístola (Tiago 5:4).

 

O que significa Jeová Samá?

 

Jeová Samá significa “O Senhor esta presente ” ou “O Senhor está ali”, do original Yahweh-shamah. Essa é a expressão final da profecia do profeta Ezequiel (Ezequiel 48:35), que enfatiza a promessa da presença de Deus com o seu povo.

 

Essa promessa encontra seu cumprimento na pessoa de Cristo, o Emanuel, “Deus conosco” (Isaías 7:14), e alcançará sua implicação final e plena na consumação de todas as coisas, quando Deus habitará para todo sempre com seu povo no novo céu e nova terra (Apocalipse 21:3). Diante de tal promessa, só nos resta dizer: “Amém. Vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22:20).

 

O que significa Jeová Tsidkenu

 

Jeová Tsidkenu significa “Senhor, Justiça nossa”, do original Yahwehtsidqenu. Esse nom encontra-se na profecia de Jeremias (Jeremias 23:6), e seu significado aponta a forma com que o Messias seria particularmente conhecido (1 Coríntios 1:30; 2 Coríntios 5:21; Filipenses 3:9).

 

Além disso, no contexto da profecia de Jeremias, esse nome, atribuído ao Messias prometido, contrasta completamente com Zedequias, o último rei de Judá, o portador indigno de um nome cujo significado é “Jeová é justiça”. Cristo foi quem cumpriu essa profecia, salvando e governando com perfeição o povo escolhido de Deus.

 

O significado de Jeová Kadesh, Jeová Elyon e Jeová Raah

 

Além dos nomes e títulos compostos mais conhecidos citados anteriormente, há também outros que podemos destacar. Por exemplo:

 

Jeová Kadesh ou Mecadishkem: significa “O Senhor que santifica” (Êxodo 31:13; Levítico 20:08).

 

Jeová Elyon: significa “O Senhor Altíssimo” (Salmos 7:17; 47:2). O termo hebraico Elyon é encontrado algumas vezes na Bíblia, inclusive na forma composta El Elyon.

 

Jeová Raah: significa “O Senhor é o meu Pastor”. Esse é o nome empregado pelo salmista no conhecido Salmo 23 para expressar a liderança, provisão e proteção de Deus para com seu povo.

 

Jeová ElohimYisra’el: significa “Jeová é o Deus de Israel”. Essa foi a expressão utilizada no cântico de Débora (Juízes 5:3), e também aplicada mais tarde pelos salmistas e profetas (Salmo 59:5; Isaías 17:6; Sofonias 2:9).




Comentários