O significado de El Elyon

 O significado de El Elyon

 

O hebraico Elyon é traduzido como “Altíssimo”, e seu significado possui o sentido de “superior” ou “altamente elevado/exaltado”. O nome composto El Elyon, então pode ser traduzido como “Deus Altíssimo”, e aparece em destaque em Gênesis 14:18-20, como sendo o título do Deus adorado pelo rei e sacerdote Melquisedeque.

 

Tanto o rei Davi no Salmo 110:4, quando o escritor do livro de Hebreus no Novo Testamento, entenderam que El Elyon, o Deus Altíssimo adorado por Melquisedeque, é um título para o único Deus verdadeiro, o Deus de Israel (Hebreus 7:1-3).

 

A palavra Elyon, de forma exclusiva, também é encontrada algumas vezes nas Escrituras (cf. Números 24:16). Às vezes ela também aparece combinada com outros nomes, como Javé (cf. Salmos 7:17). Nos textos em aramaico do livro de Daniel, é utilizado o termo Illaya, equivalente aramaico do hebraico Elyon (Daniel 2:4; 4:17; 7:25-28).

 

No Novo Testamento, apalavra grega que é usada de forma similar ao hebraico Elyon é Hupsistos, que significa “digníssimo” ou “o mais elevado” (cf. Marcos 5:7; Atos 7:48; Hebreus 7:1).

 

 

Outros nomes e títulos compostos para Deus com o termo El

 

Além de El Shaday e El Elyon, outros nomes compostos com o termo El são utilizados para se referir a Deus. De forma geral, esses nomes compostos apontam para os atributos de Deus. Alguns exemplos são:

 

El Olam: significa “o Deus Eterno”, indicando, como fica claro, a eternidade de Deus (Gênesis 21:33; “Senhor Deus Eterno” –Yahweh El Olam).

 

El-Elohe-Yisra’el: expressa o relacionamento especial de Deus com Israel. Esse título descritivo foi pronunciado por Jacó após seu nome ter sido trocado para Israel, e significa “Deus é o Deus de Israel” (Gênesis 33:20).

 

El Roi: significa “o Deus que vê”. Aparece em Gênesis 16:13 quando Agar invocou a Deus no deserto.

 

Nomes próprios de pessoas que incluem a palavra El

 

Vários nomes de personagens bíblicos possuem em sua fórmula o termo El. Esses nomes eram frequentemente utilizados por pais religiosos que expressavam sua fé e gratidão a Deus através do nome de seus filhos. Alguns exemplos são: Daniel, “El é meu Juiz”; Natanael, “El deu” (no sentido de dádiva); Ismael, “El ouve”; Misael, “Quem é como El?”; etc.

 

Concluindo, tanto os nomes El Shaday e El Elyon , assim como os demais nomes e títulos compostos que utilizam o termo El, transmitem em seus significados algumas das qualidades ou perfeições de Deus.

 

Outros títulos, descrições e nomes de Deus

 

 

O Santo de Israel: do original Qedosh Yisra’el. Foi muito utilizado pelo profeta

Isaías (Isaías 1:4).

 

O Poderoso de Israel: do original ‘Avir Yisra’el (Isaías 1:24).

 

A Força de Israel: do original Netsah Yisra’el. Foi empregado pelo profeta Samuel (1 Samuel 15:29).

 

Ancião de dias: do original aramaico ‘Attiq Yomin. Essa foi a expressão empregada pelo profeta Daniel para se referir a Deus em seu trono como Supremo Juiz (Daniel 7:9-22). Nesse mesmo texto Daniel também utilizou o termo aramaico Illaya, que significa “Altíssimo”.

 

Rocha: traduz os termos hebraicos sur (Deuteronômio 32:4) e sela’ (Salmo 18:2).

 

 

Rei: na Antiguidade era comum se referir a uma divindade como “rei”. O Deus de Israel é apresentado diversas vezes como o verdadeiro “Rei” do universo (Isaías 6:1,5).

 

  Juiz: o Deus verdadeiro é apresentado nas Escrituras como o Juiz Supremo (Gênesis 18:25; Salmo 50; Atos 10:42).

 

  Pastor: era comum que reis da Antiguidade se denominassem “pastores”, no sentido de expressar seu governo benevolente. A Bíblia apresenta compara Deus com a figura de um pastor, e apresenta Deus como o Pastor de Israel (Isaías 40:11). No Novo Testamento, Jesus Cristo é denominado o grande Pastor de suas ovelhas (Hebreus 13:20).

 

  O Primeiro e o Último: esse título denota a eternidade e soberania de Deus, e é aplicado tanto no Antigo Testamento (Isaías 44:6), como no Novo Testamento na forma grega Alfa e Ômega, inclusive referindo-se a Cristo.

 

Muitos outros termos são aplicados pelos escritores Bíblicos para se referir a Deus como:

 

Leão (Isaías 31:4,5),

 

Deus dos Deuses (Deuteronômio 10:17),

 

Deus Invisível (Colossenses 1:15),

 

O Santo (Isaías 40:25),

 

Deus Zeloso (Josué 24:19),

 

Criador (Romanos 1:25),

 

Oleiro (Romanos 9:20),

 

Senhor dos Senhores (Salmo 136:3),

 

Fogo Consumidor (Hebreus 12:29),

 

Redentor (Jeremias 50:34),

 

Muitos outros termos são aplicados pelos escritores Bíblicos para se referir a Deus como:

 

Libertador (2 Samuel 22:2),

 

Salvador (Isaías 45:21),

 

Torre Forte (Provérbios 18:10),

 

Refúgio (Salmo 59:16),

 

Escudo (2 Samuel 22:3),

 

Esconderijo (Salmo 32:7),

 

Sol (Salmo 84:11),

 

Amparo (Salmo 18:18),

 

Orvalho (Oséias 14:5) e muitos outros.

 

FIM

 

Realmente é bem difícil catalogar todos os títulos, descrições, palavras e nomes utilizados para se referir a Deus na Bíblia. No entanto, todos os títulos e nomes de Deus expressam, em diferentes aspectos, a plenitude, o poder, a força, a majestade, a grandiosidade e os demais atributos do

indescritível Deus verdadeiro, o Criador dos céus e da terra.




 

Comentários